domingo, 6 de outubro de 2024

Instalando o Armbian Linux no Kinhank Super Console X2 PRO (Skyworth E900V22C)

Atenção: Este tutorial busca ensinar a como instalar o Armbian no cartão SD, de maneira análoga ao Corelec/Emuelec que aconpanham o console, portanto não ensinarei como instalar o sistema diretamente na memória interna do console e tão pouco recomendo que o faça, pois além de inutilizar o android que vem de fábrica você dificilmente irá encontrar informações de como o restaurar. Também é válido ressaltar que este tutorial é apenas para o Super Console X2 PRO, que é equivalente à tv box Skyworth E900V22C, caso deseje suporte para sua versão peça ajuda no fórum do Armbian (em inglês).

Para mais informações técnicas acerca do do Super Console X2 PRO (Skyworth E900V22C) consulte este link (em chinês).


Sem mais delongas, vamos aos requisitos:

Requisito Descrição
Cartão microSD Classe 10 Utilize um cartão original de no mínimo 8GB, não é obrigatório que seja classe 10, entretanto o desempenho do sistema será afetado por cartões mais lentos ou de baixa qualidade. Não recomendo que utilize os cartões que acompanham o console pela dificuldade de recuperar as imagens originais na internet.
Cabo de rede conectado à internet Será necessário para atualizar e instalar os pacotes do sistema.
Mouse e teclado Idealmente tenha um mouse e um teclado, mas se tiver um teclado já é suficiente.
Um computador com internet e adaptador de cartão microSD para USB Para baixar a imagem e criar um cartão bootável.

• Criando o cartão bootável

Primeiramente, será necessário fazer o download da imagem do sistema e da ferramenta BalenaEtcher que irá gravar a imagem no cartão (escolha a imagem conforme o desejado):

Noble (Ubuntu 24.04) Jammy (Ubuntu 22.04) Bullseye (Debian 11.0) Bookworm (Debian 12.0)
Armbian24.5.0_amlogic_s905l3a_noble_6.6.28_server_2024.05.02.img.gz (SHA) Armbian_24.5.0_amlogic_s905l3a_jammy_6.6.28_server_2024.05.02.img.gz (SHA) Armbian_24.5.0_amlogic_s905l3a_bullseye_6.6.28_server_2024.05.02.img.gz (SHA) Armbian_24.5.0_amlogic_s905l3a_bookworm_6.6.28_server_2024.05.02.img.gz (SHA)

Caso algum link esteja fora do ar utilize este mirror ou este.

Baixado a imagem do sistema, será necessário utilizar o BalenaEtcher para criar o cartão microSD do armbian, o BalenaEtcher pode ser obtido neste link.
Conecte o cartão microSD no computador, então abra o BalenaEtcher, você encontrará uma interface parecida com a seguinte:
Clique na opção "Flash from file":
Uma janela de seleção irá abrir, nessa janela escolha a imagem que você baixou. Após isso, perceba que a opção "Select Target" agora está disponível, clique na mesma:
Novamente outra janela irá abrir, nessa janela irá aparecer todos os dispositivos de armazenamento disponíveis no computador,

selecione o cartão microSD na lista com cuidado!

Pois pode ocorrer de você apagar uma partição acidentalmente! Lembre-se também que todo o conteúdo do cartão microSD será eliminado, portanto mantenha backup dos arquivos que não deseja perder. Após selecionar o cartão microSD na lista a opção "Flash!" estará disponível:
Clique na mesma e clique em sim caso a ferramenta peça privilégio de administrador, aguarde o processo ser concluído. Após a conclusão uma notificação dizendo "Flash complete!" será exibida, remova o cartão microSD do computador e o conecte ao computador novamente.

Após reconectar o cartão microSD ao computador, acesse o o diretório BOOT (<letra_da_unidade>:), você irá encontrar a seguinte estrutura de arquivos:


Nessa pasta devemos fazer duas alterações:
1º Renomear o arquivo "u-boot-e900v22c.bin" para "u-boot.ext"
2º Renomear o arquivo que está dentro da pasta "extlinux" chamado "extlinux.conf.bak" para "extlinux.conf" conforme as imagens abaixo:

Clique em "Sim", nas caixas de diálogo que perguntam se você realmente deseja alterar a extensão.

Se seu computador não mostrar a extensão dos arquivos como .bin .bak, etc. Isso ocorre pelo fato do windows ocultar o nome dessas extensões, para as exibir vá no inciar e digite "Opções do Explorador de Arquivos", na aba "Modo de Exibição" desmarque a caixa que diz "Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos", clique em aplicar e em ok, agora você estará apto a seguir o passo anterior, caso o já tenha feito com sucesso ignore esse aviso.

Feitas todas as etapas anteriores o cartão já está pronto para ser bootado, insira-o no seu Super console X2 PRO conecte o dispositivo à internet (pelo cabo de rede) e aperte o botão do power, pois ainda resta configurar o sistema para o uso.

• Configuração inicial do sistema

Não tenho uma placa de captura para demonstrar o processo com imagens, entretanto é um processo intuitivo, ele irá apenas perguntar algumas questões como a região do dispositivo e afins, defina essas questões, caso pergunte qual o tipo de shell de comando do sistema escolha bash, crie um usuário e então podemos iniciar a instalação da interface gráfica.

De início execute os seguintes comandos:



instale a interface gráfica:



instale o áudio:



reinicie o dispositivo, insira o usuário e as credenciais, então digite o comando:



Após isso, o sistema irá iniciar a interface gráfica, o sistema irá vir bem limpo, devendo o usuário instalar o navegador e os demais pacotes necessários. Segue o navegador:



Defina o idioma do teclado para abnt2 (português brasileiro):



feita as configurações necessárias o sistema já estará pronto para o uso, novamente, não será otimizado e tão pouco ideal para exibir vídeos e afins, entretanto não deixa de ser um PC básico para estudos e outras aplicações que cabem a um PC, fora que é mais uma opção para esse dispoitivo tão versátil que é o Super Console X2 PRO / E900V22C.

0 comentários:

Postar um comentário

A copia e/ou tradução do conteúdo deste blog é permitida contudo se dando os devidos créditos ao autor do conteúdo junto de um link para a matéria original, favor se deseja utilizar em seu site me avise antes.